LIXO TRANSTORNO NAS CIDADES...

Atualizado
Lixos


Lixo                                                

 

   

 

O lixo reúne uma grande variedade de resíduos de atividades humanas e de outras fontes.
Seu destino conveniente constitui problema sanitário, de conforto e estético.

 

Amontoados de lixos lançados no solo, nos quintais, nas ruas ou mesmo nos arredores das cidades, tornam-se incômodos e desagradáveis.
Devido ao apodrecimento, exalam mau cheiro, além de atrair moscas, mosquitos, baratas, ratos e outros parasitas, podendo tornar-se fontes e vetores de numerosas doenças transmissíveis ao homem, como: gastroenterite, disenteria, amebíase e bacilares, peste e tifo.

Cada indivíduo da comunidade deve participar da solução desse problema, cuidando adequadamente do lixo de sua casa e colocando-o em recipientes próprios.

Nas cidades, as autoridades municipais devem estabelecer normas quanto a recipientes, horários, transporte, etc, facilitando a coleta tanto para os carregadores como para a comunidade.

Controle de insetos e roedores

Uma casa bem construída e mantida em bom estado de conservação e limpeza tem mais possibilidades de ficar livre da presença de parasitas.

a) Insetos
A colocação de telas nas portas e janelas podem ajudar a impedir a entrada de moscas e mosquitos, em casas situadas em regiões infestadas destes insetos.

Deve-se enterrar o lixo em valas, jogar fora ou guardar garrafas e latas emborcadas ou qualquer outro recipiente que possa abrigar insetos. Deve-se, também, secar poças d’água, pois estes as utilizam para procriarem-se.

b) Roedores
As medidas de controle podem ser resumidas em três:
• eliminação das fontes de alimentação dos roedores: proteção conveniente de alimentos e adequado destino do lixo;
• eliminação dos locais de procriação e esconderijo: remoção de materiais que possam servir de abrigo aos roedores. Exemplo: caixotes, tábuas, canos, tijolos, pedras e outros. Se têm de ser guardados, deve-se conservá-los em estrados que estejam a pelo menos 40 cm do solo;
• extinguir os roedores: uso de armadilhas (ratoeiras) ou iscas envenenadas. Ressaltando que é importante tomar-se todos o cuidado para que não ocorram acidentes com o homem e animais domésticos.

Alimentos

Os alimentos podem ser motivo de alterações da saúde por várias razões.

Mesmo entre pessoas de bom nível econômico, é freqüente a ocorrência de estados de carência alimentar provocados por ignorância ou maus hábitos de alimentação.

Alimentos estragados também causam alterações de saúde.
Veículos de grande número de agentes patogênicos vivos, estes alimentos podem ter sido contaminados em virtude de deficiência na produção, manipulação ou conservação. Por essa razão, o saneamento nos serviços de alimentação é indispensável para o controle das doenças de origem alimentar.
 
Se você não fizer a sua parte, o bicho vai pegar.
O lixo que você joga em qualquer lugar vai parar na boca de ratos, baratas, escorpiões, moscas, mosquitos e formigas.

Mesmo não sendo causadores diretos de doenças, eles passam a carregar em seus corpos microorganismos que causam infecções.
Por isso, para proteger a sua saúde e expulsar diversas doenças da sua casa, você precisa tomar alguns cuidados simples:
• não jogue lixo em lotes vagos, ruas, bueiros, canaletas e redes de esgoto.
• observe os dias e horários de coleta e coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados, lembrando sempre de embrulhar com jornal os materiais cortantes.
Fazendo assim, você estará cuidando da sua saúde e de toda a comunidade.

 

Não deixe o lixo entupir os esgotos

 

 

                                                       Proteja a natureza contra o lixo

 

 

 

                      Jogue o entulho  no lugar certo

 


O grande lance é reciclar

 


 

Não deixe os bichos soltos por aí.

Mantenha a cidade limpa e a sua saúde protegida.